Alecrim e seus Benef√≠cios para Sa√ļde

Alecrim e seus Benef√≠cios para Sa√ļde - Blog - Dicas Naturais - Uma Vida Mais Abundante

Conhecido pelo seu aroma e muito usado na culinária como em receitas de assados, carnes, legumes e molhos, o Alecrim além disso, por ter um perfume agradável também é utilizado como aromatizador de ambientes.

MAS O QUE E O ALECRIM

√Č uma erva mediterr√Ęneo com folhas em forma de agulha e rosa, flores azuis ou roxas. A palavra ‚Äúalecrim‚ÄĚ vem das palavras latinas ros (que significa ‚Äúorvalho‚ÄĚ) e marinus (que significa ‚Äúmar‚ÄĚ).

Possui propriedades digestivas, anti-inflamat√≥rias, √© rica em compostos flavonoides, terpenos e √°cidos fen√≥licos que lhe proporcionam propriedades antioxidantes. Mas tamb√©m √© antiss√©ptico, depurativo, antiespasm√≥dico, antibi√≥tico e diur√©tico, o que faz com que possa ser usado no tratamento de v√°rios problemas de sa√ļde.


PODE INTERESSAR VOCÊ: Açafrão da terra: Moda ou Verdade

As folhas são utilizadas para preparar chás e tinturas. As partes floridas são usadas para produzir o óleo essencial.

Alguns benefícios do alecrim

Estudos descobriram que os nossos antepassados n√£o estavam errados em us√°-lo medicinalmente. Hoje Uma Vida Mais Abundante te traz alguns de seus beneficios.

Ajuda a melhorar a memória:

Tem propriedades que aumentam a mem√≥ria. Estudos realizados mostraram que ele cont√©m uma diterpina chamado √°cido carn√≥sico que tem propriedades neuro-protetoras que ajudam a proteger contra a doen√ßa de Alzheimer, bem como a perda de mem√≥ria que acontece com o envelhecimento.

Melhora o humor:

O mesmo estudo que descobriu que o cheiro melhorou  memoria das cobaia, tamb√©m descobriu que seu humor melhorou significativamente em compara√ß√£o com o grupo controle.

Diminui os gases intestinais:

Quem sofre com esse mal pode tomar o chá ou a tintura de alecrim diariamente. Aprenda a fazer a tintura de alecrim! Coloque em um vidro 50 gramas de folhas frescas de alecrim com um litro de água. Feche o vidro e deixe a mistura curtir durante cinco dias. Depois desse período, coe o líquido e guarde em um recipiente de vidro escuro.

Tratamento para o reumatismo:

Compressas de alecrim podem ser usadas para aliviar as dores do reumatismo. Essa compressa pode ser feita com o √≥leo essencial dele ou com as pr√≥prias folhas da erva. O alecrim tamb√©m pode aliviar as dores causadas por contus√Ķes ou entorses.

Anti-stress:

Possui propriedades de relaxante muscular, ele aumenta o fluxo sangu√≠neo e estimula a mem√≥ria e o c√©rebro.  O alecrim tamb√©m cont√©m um √°cido que ajuda a manter a calma em situa√ß√Ķes de stress.

ARTIGOS RECOMENDADOS