Ch√°s de ervas para o sono

Ch√°s de ervas para o sono - Cover Blog - Dicas Naturais - Uma Vida Mais

Os chás de ervas é a solução mais natural e, ao mesmo tempo, antiga para promover o sono.

O famoso chá de camomila, por exemplo, é sempre indicado para relaxar e para induzir a sonolência. No entanto, existem outras variedades com esta finalidade.

√Č sabido que existe uma gama gigantesca de pessoas que sofrem com ins√īnia do qual se prejudica a sa√ļde e o bem-estar.

Pensando nisso, daremos neste artigo, informa√ß√Ķes, dicas e receitas para que seu sono e sua vida seja MAIS ABUNDANTE.


Otro artículo muy interesante: Chás na gravidez: segurança e benefícios


O poder dos chás de ervas na promoção do sono

As ervas têm sido usadas há séculos em diversas culturas ao redor do mundo por suas propriedades calmantes e relaxantes.

Quando preparadas como ch√°s, oferecem uma maneira suave e natural de acalmar a mente e o corpo, preparando-o para uma noite de sono tranquila.

O aumento de cortisol, noradrenalina e dopamina cria o estado de alerta. No sono, precisa-se aumentar o GABA (início do sono), melatonina (aprofundamento do sono) e adenosina (tempo de sono).

Dormir mal promove aumento do estresse, desregula o cortisol, press√£o arterial e queda de humor. Com isso, o estresse faz aumentar os n√≠veis de glutamato, promovendo a diminui√ß√£o de GABA e, em consequ√™ncia, a ins√īnia.

Algumas bebidas afetam este sono, como o excesso de consumo de chá-verde ou branco próximo ao horário do sono, assim como a centella asiática, álcool e café e outros chás diuréticos.

O que determina o controle do sono é o ciclo circadiano e estímulos ambientais, intensidade do sono e vigília anterior.

√Č diante destas perspectivas que os ch√°s de ervas vi√°veis entram como poderoso aux√≠lio na promo√ß√£o do sono, como veremos nos pr√≥ximos t√≥picos.

Ervas comuns usadas em ch√°s para o sono

Frutas vermelhas ou roxas Рauxiliam na redução do cortisol e no bom funcionamento do sistema nervoso central facilitando a abertura do GABA.

Chá branco e chá-verde Рpossuem L-teanina, um aminoácido que age no cérebro e favorece o aumento dos níveis de GABA, dopamina e serotonina, neurotransmissores relacionados com o relaxamento. O chá branco e o chá-verde possuem cafeína em sua composição, portanto, é recomendável ser tomado durante o dia.

Folha de maracujá Рtem na sua composição passiflorina, flavonoides, C-glicosídeos e alcalóides, com propriedades sedativa, calmante, sonífera e hipnótica, auxiliando na melhora e qualidade do sono.

Camomila РConhecida por suas propriedades calmantes, a camomila é uma das ervas mais populares para promover o sono e aliviar a ansiedade. Seu aroma suave e sabor delicado tornam o chá de camomila uma escolha reconfortante para relaxar antes de dormir.

Lavanda Рalém de seu aroma encantador, possui propriedades relaxantes que aliviam o estresse e promovem o relaxamento necessário para uma boa noite de sono.

Valeriana – conhecida por suas propriedades sedativas e pode ser eficaz no al√≠vio da ins√īnia e na promo√ß√£o de um sono mais profundo e reparador.

Centella Asiática Рação calmante. Mas, por outro lado, tem propriedades diuréticas; portanto, cuidado ao consumir próximo ao horário de dormir, seu efeito diurético pode acarretar despertares noturnos para urinar, o que atrapalha o sono.

Recomenda√ß√Ķes sobre como preparar e consumir

Preparar um chá de ervas para promover o sono é simples e pode ser feito seguindo estes passos:

Escolha as ervas que deseja utilizar com base em suas preferências pessoais e necessidades específicas de sono. Prepare o chá e adicione as ervas escolhidas a uma xícara de água quente e deixe em infusão por cerca de 5 a 10 minutos.

Logo após, coe e sirva em uma xícara. Se desejar, adicione um pouco de mel ou limão para adoçar ou dar sabor. Além disso, desfrute e deguste os chás de ervas cerca de 30 minutos a 1 hora antes de ir para a cama para permitir que seus efeitos relaxantes se manifestem.

Receitas de ch√°s de ervas para o sono

Camomila

Despeje √°gua fervente na erva, abafe e deixe em infus√£o, por sete ou oito minutos.

Depois coar e beber em seguida. Opte também por saquinhos de chá prontos e até óleos essenciais.

Erva-cidreira

Folha de maracuj√°

Coloque água quente em uma xícara e descanse por 10 minutos. Pode ser usada uma colher de sopa da erva (em média 5 g) ou saquinho.

Prepare com 3 g a 5 g de folhas secas em 250 ml de água. Uma xícara da bebida pode ser ingerida antes de dormir.

Valeriana

Ferva a √°gua, adicione uma colher da raiz de valeriana e deixe repousar por alguns minutos. Beba em seguida.

Lavanda

Faça infusão com uma colher da erva, em uma xícara de 250 ml de água.

Vale considerar que embora os ch√°s de ervas para o sono sejam geralmente seguros para a maioria das pessoas, √© importante ter em mente algumas considera√ß√Ķes:

Consulte um profissional de sa√ļde antes de usar ch√°s de ervas, especialmente se estiver gr√°vida, amamentando ou tomando outros medicamentos.

Evite consumir quantidades excessivas de ch√°s de ervas, pois isso pode causar efeitos colaterais indesejados.

Esteja ciente de poss√≠veis intera√ß√Ķes medicamentosas se estiver tomando outros medicamentos.

E por fim, tenha uma ótima noite de sono e uma VIDA MAIS ABUNDANTE.

Image by jcomp on Freepik

ARTIGOS RECOMENDADOS