Câncer de pele: tipos, prevenção, tratamento!

Câncer de pele: tipos, prevenção, tratamento! - Blog - Tópicos Gerais - Uma Vida Mais Abundante

O Brasil, por ser um país tropical, é normal vivermos em altas temperaturas durante o verão, mas ainda por contar com regiões que não tem infelizmente acesso à informação, ao contrário temos a divulgação de “fake news”, o mais importante, use protetor solar porque previne o câncer de pele.

Sabia que existem alguns tipos diferentes de câncer de pele!

Tipos de câncer de pele?

Carcinoma basocelular(CBC):

Um dos principais tipos de câncer de pele que você poderia pegar, o CBC manifesta-se nas células basais, são localizadas na camada mais profunda da superfície da sua pele.

Como dito anteriormente, é um câncer de pele mais frequente, mas que afeta de preferência os homens, além disso, seu crescimento é lento e tem um alto índice de cura, quando descoberto precocemente.

Surgem em regiões com maior exposição ao sol, as pessoas de pele clara são as mais suscetíveis a essa doença, que pode se manifesta depois dos 40 anos(homens usem protetor solar independente da sua idade) em áreas do corpo de modo direto submetidos à radiação ultravioleta em geral.


Otro artículo muy interesante: Manchas na pele: o que são, tipos e causa


Carcinoma espinocelular (CEC):

É uma doença que atinge sua pele, no início aparece uma mancha vermelha, a princípio nas áreas onde ficam expostas ao sol.

Contudo, pode surgir em qualquer parte de seu corpo, mas é conhecido da mesma forma por carcinoma célula escamosa.

Mas existe um carcinoma espinocelular in situ, que se restringe apenas no local de sua origem, mas é possível aparecer nos órgãos genitais.

Também conhecido como doença de bowen, por sinal desenvolve lentamente, mas acasos que por razão do vírus papiloma humano ela pode evoluir para um câncer invasivo.

Melanoma:

O melanoma tem sua origem oriunda dos melanócitos na onde é responsável por dar a pigmentação a sua pele, onde uma das células de sua pele se lesiona na onde é possível que se torne lesões malignas, ou seja, tumor de pele, só que bem mais grave porque tem chances de evoluir para uma metástase.

 Nem sempre essas alterações são percebidas precocemente, por isso, é importante procurar um especialista caso alguma lesão pré-existente tenha mudado de aspecto ou simplesmente tenha uma aparência “estranha”.

Sintomas.

Podem ser variadas desde manchas vermelhas de diferente tamanhos, e com escamas, onde possivelmente sangraram por algum tempo, mas você corre risco de se infectar com o vírus papiloma humano, ou seja, também pode apresentar verrugas vermelhas.

podem apresentar feridas na pele que  cicatrizam lentamente, pode ser por influência do sangramento, variação na cor de pintas e sinais pré-existentes.

  • A lesão na pele de alguma forma levantada e brilhante, clara, avermelhada, castanha, rosada, com escamas que sangra facilmente.
  • Pode apresentar uma  pinta preta ou até castanho, que sua mancha se  torna irregular nas bordas e cresce de tamanho.
  • Uma mancha ou ferida que sua cicatriza demora para sarar, e que continua a crescer apresentando coceira, crostas ou sangramento.

Na presença desses sinais, é importante procurar um médico especialista, porque a detecção precoce é fundamental para aumentar as chances de cura.

Tratamento?

A cirurgia é o mais indicado, onde o câncer de pele deve ser diagnosticado precocemente e tratado.

A radioterapia e a quimioterapia  são utilizados em casos mais graves, mas depende do estágio do câncer ou do diagnóstico do profissional. 

Evite a exposição ao sol no horário das 11 as 16 horas, são onde o sol está mais forte, não esqueça use filtro solar com proteção de no mínimo 30 FPS.

No caso da metástase (câncer já se espalhou), o melanoma, hoje em dia tem diversos tratamentos e  novos medicamentos.

ARTIGOS RECOMENDADOS