Manchas na pele: o que são, tipos e causa

Manchas na pele: o que são, tipos e causa - Blog - Tópicos Gerais - Uma Vida Mais Abundante

Saiba se você não tem o habito de se proteger contra os raios solares, corre um risco de surgirem manchas na sua pele

Porque segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica(SBCD) é necessário usarmos todos os dias o filtro solar, independente da diferença entre sua idade e sua cor. 

Porque, você mãe, deve se usar o filtro de no mínimo 15 FPS(Fator de proteção solar) em seu filho antes de ir à praia, prevenindo o aparecimento de queimaduras solares.

A quantidade usada depende muito da forma física da pessoa, mas:

  • Na face e no pescoço: 1 colher de chá.
  • No tórax, abdômen e nas costas: 1 colher de sopa.
  • Nos braços: 1 colher de sopa para ambos.
  • Nas pernas: 1 colher de sopa para ambas.

Otro artículo muy interesante: Você tem manchas vermelhas na pele, o que pode ser?


O que são, manchas na pele?

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologista (SBD) esclarece-nos sobre as cores das manchas que algum dia seja possível de aparecerem em sua pele. 

As manchas na pele pode ser mais um alerta do seu organismo sobre sua saúde por causa da exposição ao sol, portanto fique atento a qualquer sinal…

Tipos diferentes de manchas!

Melanose solar:

É conhecida também pelo nome“ lentigo solar ou mancha senil”, a melanose são lesões benignas  que aparecem nas áreas exposto por longos períodos ao sol.

As manchas na pele, são de diferentes tons de castanho, assim podendo ser claro ou escuro, que surgem em áreas expostas ao sol, como o rosto, dorso das mãos e dos braços, colo e ombros. 

Efélides:

Efélides, mas conhecido também, comumente como sardas, são manchas na pele com que sofrem um aumento na sua melanina (pigmentação responsável pela cor). 

Porque tem uma coloração castanha, muito comum em peles claras, em particular nos homens ou mulheres loiros(a) e ruivos(a).

Surgem nos locais em que sofreram mais queimaduras solares, exemplo: face, colo e ombros.

Embora não é uma doença de pele, mas as sardas aparecem porque o indivíduo  possui é mais sensível à radiação solar. 

Como resultado, tem mais sensibilidade ao desenvolvimento do câncer da pele.

Melasma:

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologista (SBD), a melasma é qualifica-se no aparecimento de manchas escuras em sua pele, em locais como face, onde surge com mais facilidade pela longa exposição ao sol.

Mas pode apresentar-se também nos braço, ombro, colo e pescoço.

acometido tanto em homens como nas mulheres.

Cloasma:

Aparece durante a gravidez da mulher,  manchas na pele de cor escura, isso ocorre porque neste período as mulheres são acometidas por algumas alterações hormonais presentes em sua gravidez.

É visível em mulheres que se expõem ao sol por longos períodos sem a proteção adequada. 

O que causa manchas na Pele.

As principais causas vão desde uma exposição longo ao sol sem o filtro protetor solar, que o recomendado é acima de 15 fator de proteção, mas alterações hormonais, má alimentação e estresse.

Principais cuidados.

Usar um protetor solar adequado para sua pele é importantíssimo tanto no verão, ele vai te ajuda no envelhecimento e auxilia no caso de manchas de pele.

Se você quiser  ter uma pele bonita com uma boa qualidade, precisa de cuidados, dedicação porque tudo nesta vida é um hábito.

Lave seu rosto três vezes ao dia no mínimo, use um sabonete ou até mesmo um shampoo especifico para tirar a oleosidade, mas lembre-se creme hidratante e um protetor solar.  

Tomar entre dois a quatro litros de água por dia no verão por causa do calor é mais do normal, e evite banhos quentes muito demorados, se você tiver uma mancha na pela prefira morna e procure um Dermatologista. 

Em primeiro lugar, se você tiver manchas na pele, evite esfregar sua pele durante o banho, ao invés use uma esponja macia.

ARTIGOS RECOMENDADOS