Inteligência emocional e sua importância, traz a reflexão do quanto é necessário se desenvolver humanamente e psicologicamente.
A técnica contribui para a evolução da vida como um todo. É a base fundamental para relações duradouras, conquistas profissionais e na contribuição do desenvolvimento até de crianças.
De acordo com o estudo do Dr. Travis Bradberry, coautor do best-seller Inteligência Emocional 2.0, 58% das nossas habilidades correspondem a esta inteligência.
A sua falta ou escassez, resulta em maus hábitos comuns da modernidade como: procrastinação, falta de estímulo, reclamação.
Daniel Goleman autor do mesmo livro (Intelligence Emotional 2.0) e pai do termo, define que Inteligência emocional abrange 5 áreas : Autoconhecimento, Autogestão, Motivação, Empatia e Habilidades sociais.
Porém, neste artigo abordaremos alguns aspectos destas áreas, para te auxiliar ser uma pessoa equilíbrio e de sucesso.
Inteligência emocional e sua importância
É um termo batizado pelo psicólogo americano Daniel Goleman. Que se refere a capacidade do indivíduo identificar sentimentos, emoções, e através disso exercer um controle de si.
Quando a mesma falha ou inexiste se é “arrastado” pelas emoções que desencadeiam péssimas atitudes de compensação. Por exemplo:
Quando se está triste ou ansioso, come-se muito para aliviar a tensão ou aplicar reações violentas tanto verbais como físicas.
Otro artículo muy interesante: Câncer de pele: tipos, prevenção, tratamento!
Inteligência emocional e sua importância no dia a dia
No dia a dia atinge adultos e crianças. O público infantil se beneficia da construção de melhores relacionamentos, resultando na prática de:
- Se envolva menos com bebidas, drogas, violência, e diminuição dos níveis de depressão
- Além da diminuição da ansiedade, gravidez indesejada na adolescência, distúrbios alimentares, e melhoram suas notas escolares.
Contudo, crianças e adolescentes quando adultas, têm a possibilidade de conquistar mais sucesso com este desenvolvimento emocional.
Já os adultos se beneficiam tanto no âmbito pessoal como profissional. No ambiente familiar como o casamento a comunicação entre o casal é mais eficiente, chegando em melhores soluções. Na prática, há menos brigas e divórcios.
No trabalho, o indivíduo se expressa, sabe fazer uma reivindicação para o chefe ou subordinado, contribuindo para os resultados da empresa
O efeito desta eficiência na comunicação desencadeia a promoção de cargos na empresa.
Mas não para por aí!
Um adulto com inteligência emocional se torna mais otimista, menos depressivo, reclama menos da vida, possui menos timidez e medo, e é cooperativo e empático.
A importância do desenvolvimento da inteligência emocional?
Há várias técnicas para diversos estágios da vida. Porém, o ponto de partida sempre é desenvolver a autoconsciência. Isto quer dizer, a análise dos pensamentos, sentimentos e reações.
Na prática, é dar nomes a cada movimento de nossa consciência, identificando o que é raiva, tristeza, inveja, medo, ansiedade, estado depressivo.
Posteriormente a esta etapa de identificação, deve-se perguntar se o que ocorreu foi um pensamento ou emoção.
Neste desenvolvimento há outro nível. Que é a identificação das fraquezas e forças.
É estar ciente que existem pontos fracos e fortes e aceitar este elemento intrínseco de nossa humanidade, que possibilita a virtude da humildade e com ela poder trabalhar esta dualidade.
Outra técnica é olhar sob a perspectiva do próximo e gerar o interesse genuíno pelo mesmo, desenvolvendo a empatia e compaixão. Esta atitude diminui o nível de críticas e julgamentos.
Pode-se optar também por escutar seu interlocutor com atenção. Ou seja, uma escuta ativa. É um esforço de não interrupção, o deixando concluir todo o raciocínio, mesmo que discorde.
Outra atitude é identificar as emoções negativas que surgem, por exemplo: inveja, medo, insegurança, raiva… etc e aceitar que existe. Este aceitamento proporciona ferramentas para trabalhar no combate para que não as domine.
Mais um fator a ser desenvolvido, é entender que és responsável pelo seu destino, pouco importando a situação no momento. Em outras palavras, é a sua capacidade em qualquer momento de mudar a realidade.
Então, analise sua mente, identifique os pontos internos que te levaram a situação atual, não culpe terceiros, chame para si a responsabilidade, e determine a trabalhar tais pontos para concretizar a mudança.
Como desenvolver esta técnica nas crianças?
O primeiro passo é estar em sintonia com a criança. O que isso quer dizer?
Desenvolver o mesmo nível de comunicação e atitude que a criança tem contigo. Por exemplo: se a criança estiver sentada e falando baixo e devagar, tenha a mesma atitude, abaixe, converse no mesmo tom e velocidade.
Outra técnica é ajudar seu filho a expressar os sentimentos de forma adequada, perguntando-lhe o que está sentindo.
Esta atitude tanto verbal quanto por escrito, fará naturalmente a criança se acalmar e retomar o equilíbrio.
Vale ressaltar que não significa reprimir os sentimentos da criança ou que a mesma nunca irá “explodir”, mas que voltará à normalidade e ao equilíbrio rapidamente.
Outra técnica é a criança se expressar através dos esportes e da arte. Atividades artísticas como dança, música, pintura e escrita ajudam tanto no desenvolvimento motor como na expressividade através do corpo, aliviando tensões e trazendo equilíbrio.
Da mesma forma, o esporte como, a luta, fará a criança externar muito da sua raiva e frustração ajudando-a a desabafar e aliviar a tensão.
Como visto, a Inteligência emocional é fundamental para o equilíbrio e sucesso.
Seja no âmbito profissional e pessoal, a cognição, as relações saudáveis são desenvolvidas trazendo segurança emocional tanto para adultos como para crianças.
E o primeiro passo é a autoconsciência.
Que as dicas deste artigo lhe ajudem a alcançar seu objetivo, e em caso de dúvidas, não hesite em retornar aqui.