Descubra os melhores ch√°s e frutas para combater a ansiedade

Descubra os melhores chás e frutas para combater a ansiedade - Blog - Tópicos Gerais - Uma Vida Mais Abundante

Ch√°s e frutas para ansiedade √© uma utiliza√ß√£o moderna. A pr√°tica, portanto, √© milenar em in√ļmeras culturas e com outras finalidades.

Vossa utiliza√ß√£o √© ben√©fica para o sistema cardiovascular, a preven√ß√£o de c√Ęncer, o sistema imune e tamb√©m benef√≠cios para a nossa mente. 

A ansiedade em nossos tempos tecnol√≥gicos e modernos cresceu de forma avassaladora, atingindo todas as faixas et√°rias. Eis que a natureza serve como uma esp√©cie de ‚Äút√°bua de salva√ß√£o‚ÄĚ para a cura da doen√ßa ou ao menos um al√≠vio, por meio naturais. 

Contudo, centenas de pessoas procuram estas f√≥rmulas naturais. E neste artigo daremos alguns caminhos para ter uma vida abundante.  

O QUE √Č ANSIEDADE?

√Č um sintoma que se caracteriza pelo desconforto emocional com repercuss√Ķes f√≠sicas como; palpita√ß√Ķes, tremor e suor, frequ√™ncia card√≠aca elevada, respira√ß√£o r√°pida, entre outros. 

A ansiedade pode ser normal ou patol√≥gica quando os sentimentos citados acima tornam-se excessivos. 

Neste caso é recomendável a procura de um psiquiatra para avaliação. Além de uma prevenção pessoal através de atividades físicas, uma boa noite de sono,  e chás e frutas para ansiedade que descreveremos abaixo.


Otro art√≠culo muy interesante: Desenvolvimento Emocional: A Import√Ęncia da Intelig√™ncia Emocional


CH√ĀS

CAMOMILA 

√Č da fam√≠lia das margaridas, chamada em algumas culturas como a ‚Äúrainha da calma‚ÄĚ, possui componente chamado apigenina com profundo efeito antioxidante. 

Este efeito combate radicais livres, o estresse oxidativo, inflama√ß√£o. Ou seja, a Camomila est√° relacionada a diminui√ß√£o do estresse, de ansiedade generalizada, a melhora de mem√≥ria, e claro, na melhora do sono. 

Modo de preparo: 

Ferva 1 x√≠cara de √°gua com 1 colher de sopa da planta. Desligue o fogo e deixe a panela abafada por 10 minutos. Utilize o coador e desfrute desse sabor delicioso. 

ERVA CIDREIRA 

√Č parente da menta, e pode ajudar em sintomas leves de ansiedade, ins√īnia e depress√£o. Por conta da sua subst√Ęncia chamada Gabba. 

Uma esp√©cie de neurotransmissor que diminui o hiper alerta neuronal, ou seja, diminui a intensidade das tens√Ķes. 

Modo de preparo: 

Numa panela ferva a √°gua. Retire a panela do fogo. Junte a erva-cidreira √† √°gua, e tampe a panela. Deixe descansar 10 min. Coe com uma peneira. Tome 150 ml de cada vez 3 vezes ao dia. 

*Observa√ß√£o: Este ch√° n√£o √© aconselhado para lactantes, crian√ßas menores de 12 anos, e pessoas que tomem calmantes ou sofram com hipotens√£o. 

ALECRIM 

Erva com fonte de fibras, vitaminas A, C, al√©m dos minerais c√°lcio e pot√°ssio, ela tamb√©m √© indicada como bebida relaxante. Atua como antidepressivo natural no sistema nervoso central, auxiliando nos sintomas de estresse e ansiedade, como na sensa√ß√£o de cansa√ßo. 

Modo de preparo: 

Ferva um 1 litro de √°gua, acrescente folhas de alecrim e deixe no fogo por mais cinco minutos. Depois, coa e beba.

ERVA DOCE

Conhecida tamb√©m por funcho, √© √≥tima para acalmar dores de cabe√ßa, palpita√ß√Ķes e estresse. Uma √≥tima sugest√£o √© tomar de 2 a 3 x√≠caras por dia.  

Modo de preparo: 

Numa x√≠cara de 250 ml, misture uma colher de ch√° de erva-doce e √°gua fervente. Deixe em infus√£o por 10 minutos, depois coe e sirva. 

CH√ĀS PARA ANSIEDADE E ALGUMAS OBSERVA√á√ēES

A pessoa que possui doen√ßa cr√īnica do cora√ß√£o, diabete, hipotiroidismo… ou faz algum uso de medica√ß√Ķes como horm√īnios ou para press√£o com anticoagulantes, ou se √© gestante, √© recomend√°vel conversar com seu m√©dico. 

Pois alguns componentes destes ch√°s citados, poder√£o interagir com algumas medica√ß√Ķes ou alguns componentes podem n√£o ser seguros de modo espec√≠fico na gesta√ß√£o. 

FRUTAS

Banana 

√Č fonte de triptofano, amino√°cido convertido em serotonina no organismo. A serotonina √© um horm√īnio relacionado ao bem estar. O aumento da subst√Ęncia no c√©rebro alivia os sintomas de ansiedade.  

Além disso, a banana contém vitamina B6, nutriente capaz de melhorar a ansiedade.

Abacate

O abacate √© rico em gorduras monoinsaturadas saud√°veis e antioxidantes que melhoram a circula√ß√£o sangu√≠nea e a sa√ļde em geral.

A fruta é rica em vitamina B6, vitamina B9, potássio e magnésio.

Essa combina√ß√£o aumenta a produ√ß√£o de serotonina e diminui a ansiedade. A falta de vitaminas do complexo B no organismo est√° associada ao aumento da ansiedade. 

Abacaxi 

Rica em vitamina C, apresenta flavonoides que s√£o antioxidantes que diminuem o estresse oxidativo.

A fruta regula a produ√ß√£o hormonal, por meio do triptofano que se transforma em serotonina no c√©rebro. 

Uva 

Possui vitaminas do complexo B. Provocam o bom funcionamento do sistema nervoso central controlando a ansiedade. 

Contendo a fruta vitaminas como a B6, a B12 e o √°cido f√≥lico, s√£o essenciais na produ√ß√£o de serotonina, ajudando na melhorar do humor. 

CH√ĀS E FRUTAS PARA ANSIEDADE E A OPINI√ÉO M√ČDICA

A relação entre cérebro e intestino é muito forte. 95% do receptores de serotonina do corpo estão no intestino.

E cada vez mais a neurociência estuda alimentos e outros elementos naturais como os chás que tem papeis fundamentais no combate a ansiedade.

Somente 1/3 das pessoas que sofrem com ansiedade procuram tratamento. Um dos motivos est√° no medo de tomar medica√ß√Ķes e fazer algum tipo de terapia a longo prazo.

Porém, dependendo dos casos, principalmente patológicos, algumas pessoas necessitam de medicação. Portanto, alimentos como as frutas e chás, citados no artigo auxiliam no combate deste grande mal que assola a modernidade.

Isto quer dizer que a comunidade científica aprova a utilização deste métodos naturais no combate a doença. Por isso, baseado no que foi abordado, consuma todo o dia chás e frutas para ansiedade.

ARTIGOS RECOMENDADOS