Chás antioxidantes na prevenção de doenças

Chás antioxidantes na prevenção de doenças - Cover Blog - Receitas Naturais - Uma Vida Mais

Os chás antioxidantes têm conquistado cada vez mais espaço na rotina das pessoas, do qual o principal ingrediente determina a função ativa. Seja trazendo benefícios para o coração, corrente sanguínea, combate a gordura e colesterol. Ou até mesmo retardando o envelhecimento e ações anti-inflamatórias. 

O tipo de preparo depende do gosto e conveniência, podendo ser quente, gelado, adoçado, puro, enfim, adaptável e versátil para qualquer ocasião. 

Nas próximas linhas vamos explorar mais desta bebida essencial para prevenção de doenças.  

O que são Antioxidantes?

São substâncias que combatem os radicais livres, que são moléculas instáveis que podem causar danos às células saudáveis do corpo. Neutralizar esses radicais, previne danos oxidativos e reduz o risco de várias doenças crônicas.

Favorecem também o fortalecimento da imunidade e prevenção de doenças como artrite reumatoide, tipos de câncer, doenças cardiovasculares, entre outras. 

Essa substância é muito conhecida nas vitaminas A, C e E que agem na inibição da oxidação celular regulando os radicais livres. A título de exemplo, se encontram frutas, legumes, verduras, sementes e grãos. Tendo também alto teor em fibras e baixa quantidade de colesterol e gordura saturada, sendo apropriada para o consumo. 

Confira alguns exemplos de alimentos com a substância antioxidante: 

Espinafre, manga e fígado – contendo vitamina A; 

Azeite de oliva, abacate e nozes – contendo vitamina E; 

Laranja, limão, caju e acerola – contendo vitamina C; 

Castanha do Pará, feijão e semente de chia – contém Selênio; 

Abóbora, cenoura e damasco – contém Betacaroteno; 

Tomate, melancia e pitanga – contém Licopeno; 

Mirtilo, uva roxa e cacau – contém Resveratrol; 

Cebola, maçã e cereja – contém Quercetina; 

Açaí, jabuticaba e berinjela – contém Antocianina.


Otro artículo muy interesante: Os benefícios do chá verde para a saúde


Chás antioxidantes

Dentre os mais conhecidos estão o chá-verde, o chá de hibisco, o chá de camomila e o chá de rooibos.  

Chá Verde

Rico em catequina, poderoso antioxidante que ajuda a combater inflamações, reduzir o colesterol e proteger contra doenças cardíacas.  

Receita: 

Ingredientes 

  • 200 ml de água 
  • Uma colher de sopa (2g) de folhinhas de chá-verde 

Modo de preparo 

  • Coloque 200 ml de água em uma chaleira no fogo baixo e desligue antes de começar a ferver, assim que subirem as primeiras bolhinhas; 
  • Jogue a água quente sobre a quantidade de 1 colher de sopa da erva (2g) em uma xícara; 
  • Cubra deixando em infusão por 3 minutos; 
  • Coe e beba. 

Observação: se preferir, coloque a planta num infusor de chá e jogue água quente, funcionando como um sachê, sem precisar coar, mantendo a infusão da mesma forma. Ingira de 1 a 3 xícaras por dia, conforme orientação do profissional de saúde.

Chá de Hibisco

Conhecido por sua cor vibrante, o chá de hibisco é rico em antocianinas, que têm propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que reduzem a pressão arterial e os níveis de colesterol.  

Receita: 

  • Leve 1 litro de água ao fogo;
  • Quando a água começar a ferver, coloque 2 colheres (sopa) de hibisco, desligue o fogo, tampe e deixe em infusão por 5 minutos; 
  • Coe o chá. Sirva-o quente ou coloque-o na geladeira e, quando estiver gelado, misture-o com uma laranja picada (ou outra fruta cítrica, como o limão ou a tangerina) e algumas folhas de hortelã e adoçá-lo com o açúcar de sua preferência. Fica uma delícia!

Observação: o chá de hibisco possui algumas contraindicações e não deve ser consumido em excesso. Na dúvida, busque a orientação de um especialista.

Chá de Camomila

Promove relaxamento e alívio do estresse, contém antioxidantes como a apigenina, que reduz a inflamação e fortalece o sistema imunológico.  

Receita: 

Ingredientes 

  • 200 ml de água fervente; 
  • 3 gramas ou 1 colher de sobremesa da erva seca. 

Modo de preparo 

  • Adicione a erva na água e tampe o recipiente, deixando por cinco minutos abafado em infusão; 
  • Não ferva as folhas e flores; 
  • Coe e sirva ainda quente. 

Observação: Não é necessário adoçar a bebida, mas, caso prefira, adicione suco de limão na xícara antes de servir. 

Chá de Rooibos

Originário da África do Sul, o chá de rooibos é repleto de antioxidantes como a quercetina e a luteolina, que auxiliam na proteção contra doenças cardiovasculares e no combate aos sinais de envelhecimento.  

Receita: 

  • Aqueça a água em uma chaleira ou panela pequena até ferver; 
  • Adicione duas colheres pequenas de rooibos ao seu infusor e coloque-o no copo; 
  • Despeje a água e deixe descansar por 5-10 minutos. Se deixar mais tempo o sabor ficará mais intenso; 
  • Pode-se beber deste modo ou adicionar uma rodela de limão, mel ou um pouco de leite. 

Benefícios na prevenção de doenças

Os antioxidantes presentes nos chás auxiliam na proteção do coração, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares, como doenças cardíacas e derrames. Beneficia também o controle da pressão arterial, onde o regular consumo, como o chá de hibisco – que já citamos – diminui a pressão arterial, contribuindo também para a saúde do sistema cardiovascular.  

A melhora da função cerebral entra neste contexto, tendo os antioxidantes aqui efeitos neuroprotetores que melhoram a função cerebral e reduzem o risco de declínio cognitivo, especialmente com o avanço da idade. 

Alguns tipos de câncer podem ser prevenidos. Embora mais pesquisas sejam necessárias, alguns estudos sugerem que os antioxidantes presentes nos chás reduzem o risco de certos tipos de câncer, devido às suas propriedades anti-inflamatórias e de combate ao estresse oxidativo.  

E claro, diante destes benefícios, quem leva grande vantagem é o sistema imunológico, ficando  mais resistente a infecções e doenças.  

Os chás antioxidantes são uma adição valiosa a qualquer dieta saudável, oferecendo uma variedade de benefícios para a saúde, desde a proteção do coração até o fortalecimento do sistema imunológico.  

Se previna de doenças e promova UMA VIDA MAIS ABUNDANTE.

ARTIGOS RECOMENDADOS